Senador Fernando Collor visita Bienal do Livro de Alagoas

31 outubro 2013
Comentários: 3
31 outubro 2013, Comentários: 3

Bienal do Livro

Para prestigiar a cultura alagoana e adquirir novos exemplares de livros lançados no Estado, o senador Fernando Collor de Mello visitou na noite desta quarta-feira (30) a VI Bienal do Livro de Alagoas. Acompanhado do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lobo, Collor visitou os estandes e conversou com visitantes e expositores de livros.

Segundo Collor, essa bienal não fica a dever a nenhuma bienal do Brasil ou do mundo, no que se refere à organização e a conteúdo editorial. Ele ressaltou a importância do contato da população com os livros. “É diferente baixar um livro ou manusear ele próprio, impresso em papel. Há um autor alagoano, Thiago Amaral, que escreve livros infantis e faz as ilustrações, que está fazendo o maior sucesso no evento. Ainda temos um grande índice de analfabetismo no estado, mas o volume de visitações mostra que há um grande interesse das pessoas por novidades”, salientou o senador.

Integrante da Academia alagoana de Letras, Carlos Mendonça lembrou da importância do incentivo à leitura e da valorização da literatura alagoana. “Não há nada mais importante para o desenvolvimento de uma sociedade do que os livros. Temos autores maravilhosos no nosso Estado, tanto os clássicos quanto os contemporâneos. Estão nascendo novas editoras e com elas escritores muito bons. Precisamos valorizar e divulgar o que é da terra”, afirmou o conselheiro das organizações Arnon de Mello.

Muitas pessoas reclamaram do grande número de pessoas visitando os estandes, o que deixou o espaço superlotado, e das poucas vagas disponíveis no estacionamento do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Mesmo confirmando as dificuldades, a organização da feira literária diz estar satisfeita com os resultados. “Estamos felizes com o que temos acompanhado. As palestras e oficinas têm feito bastante sucesso, em especial a do Tico Santa Cruz, que ocorreu essa semana. Somente hoje, cerca de 11 mil pessoas visitaram a Bienal e os estandes estão comemorando o fluxo de vendas”, relatou Stela Lameiras, diretora da Edufal e organizadora da bienal.

Expoagro

Após a visita à Bienal do Livro, Fernando Collor foi prestigiar a 63º Edição da Expoagro, realizada no Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Pecuária). O evento, que segue até o próximo domingo (03), recebe centenas de pessoas por dia para ver os animais expostos ou mesmo brincar com as crianças no parque de diversões instalado no local.

expoagro

“A iniciativa privada está demonstrando toda a sua vontade de renovar o plantel alagoano, que agora está livre da Aftosa, graças ao trabalho dos criadores locais, que lutam para valorizar seus animais dentro e fora do Estado. Mesmo o pequeno e médio agricultor tem o que comemorar, pois eles têm obtido um bom financiamento do Banco do Nordeste para investir em suas plantações”, afirmou Fernando Collor.

Os criadores estão celebrando o aumento no valor médio dos animais nesta exposição. “Nos três leilões que tivemos até o momento, foi registrado um aumento médio do valor dos animais significativo. Por exemplo, o leilão dos Irmãos Barros Correia teve um número de lotes inferior ao do ano passado, o que fez com que o seu faturamento total não fosse recorde, mas o valor pago por cada animal nunca foi tão alto”, afirmou Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).

3 responses on “Senador Fernando Collor visita Bienal do Livro de Alagoas

  1. erica monica disse:

    tem mais fotos??? Sou do arquivo publico e acho q tiraram uma foto qndo ele me comorimentou…queria muito ela se possivel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *